Para solicitar algum benefício é necessário realizar o agendamento

Diante da ampla divulgação, é fato público e notório que o benefício do Seguro Desemprego 2019 vem sofrendo diversas alterações. Tudo isso buscando melhorar o atendimento aos beneficiados.

Se você conhece alguém que precisou do seguro desemprego, ou até mesmo você tenha buscado o benefício, sabe que até muito pouco tempo atrás era preciso, para receber o benefício, realizar tudo pessoalmente.

Pois saiba que hoje ficou muito mais fácil contar com esse importante benefício. Com o avanço tecnológico nas últimas décadas, não poderiam os órgãos públicos ficarem a mercê de sistemas ultrapassados. Pensando nisso o Governo Federal instituiu o SAA (Sistema de Atendimento Agendado).

Este sistema busca agilizar o atendimento de quem mais precisa, por meio do agendamento prévio, evitando assim as enormes filas nos postos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que diante a atual crise econômica, que assola nosso país, têm se tornado cada vez maiores. Uma vez que o número de empregados formais (aqueles regidos pelas normas CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, Decreto Lei nº 5.452, de 01º de maio de 1943), dispensados sem justa causa, é crescente.

Se você foi dispensado sem justa causa, sabe que tem direito ao Seguro Desemprego e está prestes a dar entrada no procedimento para receber o benefício, saiba que com as mudanças agora é possível agendar o atendimento nos postos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Cabe lembrar que o SAA (Sistema de Atendimento Agendado) ainda não foi implantado em todos os postos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), assim no momento do agendamento Seguro Desemprego você será informado sobre a eventual indisponibilidade em determinada cidade.

Assim, para realizar seu agendamento você deve acessar o site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Basta preencher o formulário com seus dados, em seguida o site ira gerar uma data e horário no qual você deverá comparecer com a documentação necessária ao posto do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Caso você não consiga comparecer na data e horário agendados existe a opção de “reagendamento”, com a qual o site irá gerar nova data e horário para o seu comparecimento.

Dificuldades com o agendamento? Montamos um passo a passo para você:

Quando você entra no site, encontra uma opção de seleção com todos os estados da federação. Basta clicar sobre o seu estado, e em seguida você encontra a lista das cidades, da mesma maneira, basta clicar sobre a sua cidade.

A partir do momento que você escolher a cidade e estado, uma nova janela será aberta, intitulada “Agendar Atendimento”.

No canto superior esquerdo, você encontra a opção “Reagendar”, útil nos casos onde você não poderá comparecer na data e horário previamente estabelecidos.

Na opção “Informações do Agendamento”, escolha: estado, município, unidade de atendimento e o tipo de atendimento. Entre as diversas opções você encontra a opção “Entrada no Seguro Desemprego”. Após clique em prosseguir.

Na janela seguinte insira seus dados: CPF, data de nascimento e telefone, em seguida basta clicar em prosseguir.

Na sequência você encontrara um calendário, selecione uma das datas disponíveis. Após um novo quadro com os horários também será aberto, escolha o melhor horário e clique em prosseguir.

Caso você não possa comparecer utilize a opção “Reagendar”.

Vale lembrar que além do seguro desemprego você pode agendar outros serviços do MTE, a exemplo da emissão da sua Carteira de profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *