Requisitos da Receita Federal para o Trabalhador

Imposto de Renda 2022: A partir do momento em que o trabalhador preenche os requisitos da Receita Federal para declaração de imposto de renda 2022 ele é obrigado a fazê-lo. O fato de não fazer acarreta muitos problemas e principalmente multas altas que são aplicadas, o que é ainda pior para a vida financeira da pessoa. (saiba aqui o Cronograma do IR 2022)

Antes de passar os dados para a Receita o trabalhador tem que saber como fazer essa declaração corretamente. Hoje existem vários fatores que ajudam, em especial os programas da Receita que podem ser instalados em sua máquina e que facilitam muito o processo.

Programa para Declaração de Imposto de Renda

O programa que ajuda na declaração do imposto de renda é disponibilizado pela própria Receita e ele é totalmente gratuito. Nesse link você consegue ter acesso para baixar, caso ainda não o tenha feito:

  • Programa: www.receitafederal.gov.br (ou Clique Aqui)

Depois que você baixou o próximo passo é fazer a instalação do programa. Feito isso siga as próximas orientações.

Tipo de Declaração

Existem dois tipos a primeira é o Imposto de Renda Pessoa Física 2022 e a segunda é Declaração de Ajuste Anual.

Selecionando a opção desejada uma caixa vai abrir para que você preencha os dados pedidos como, Nome Completo, Data de Nascimento, Número do Título Eleitoral, e todos os demais dados pedidos.

Informe os Dependentes

Depois de preencher as informações com seus dados pessoais o próximo passo é informar os dados dos dependentes, caso houver.

Devem ser informados na ficha todos os dados dos dependentes, e para os maiores de 18 anos é obrigatório informar o CPF, entre outros dados.

Preencha corretamente essa ficha por que ela é muito importante.

Alimentandos

Nessa parte o contribuinte deve informar as despesas relacionadas a despesas médicas, pensão alimentícia, entre outros dados.

Para preencher essa parte você precisa ter em mãos os dados e CPF dos alimentandos maiores de 18 anos. Para incluir mais pessoas aperte o botão NOVO.

Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas

Nessa parte deve ser informado qualquer recebimento de benefício.

Se você recebeu benefício de empresa, previdência oficial, previdência privada, ou qualquer outro rendimento, é nessa parte que você tem que informar.

Coloque o nome da empresa e o CNPJ, bem como todos os rendimentos recebidos.

Posteriormente informe os benefícios recebidos de pessoas físicas, e os não tributáveis.

Imposto Pago e Retido e Pagamentos Efetuados

Nessa parte você informa mais detalhes sobre como o seu rendimento foi gasto.

Informe os impostos, os pagamentos efetuados e inclusive as doações que você fez ao longo do ano. Tem os espaços para preenchimento de todos os dados nessa página.

Parte Final

Depois que você preencheu todos os dados da declaração é hora de fazer uma revisão nas informações para saber se estão corretas.

Posteriormente clique no botão Salvar para gravar a sua declaração.

Depois que você grava tem como enviar para a Receita através do próprio programa.

E para saber acerca da sua restituição do imposto de renda 2022, também fizemos um post especialmente para isso.