A diferença entre 4% e 5% de álcool na cerveja pode ser bem maior do que você imagina

Quanto mais álcool na cerveja, mais bêbado você fica. Isso é óbvio. Mas você já questionou a proporção disso? Afinal, a maioria das cervejas tem em torno de 4% de álcool, mas uma cerveja com 5% pode lhe deixar proporcionalmente muito mais bêbado.

Isso é bem importante se levarmos em consideração o conceito de session beers que virou moda nos últimos anos. Essas cervejas são variações menos alcoólicas de alguns estilos mais potentes e carregam a proposta de um consumo maior sem causar a embriaguez que o estilo original causaria. Não existe um consenso entre o que seria o limite de álcool das sessions. Enquanto alguns dizem que esse limite seria de 4%, outros aceitam até mais de 5%, se comparados com o ABV do estilo original. No entanto, essa diferença pode parecer pequena, mas essa matemática é enganosa e pode significar a verdadeira diferença entre uma session e uma cerveja “normal”.

O cálculo é simples, se levarmos em consideração a quantidade de álcool que o seu corpo processa. Vejamos:

  • Uma garrafa/lata de 355ml de cerveja de 4% ABV tem em torno de 1.4 unidades de álcool. Seu corpo consegue processar 1 unidade por hora, sendo que os 0,4 restantes são aqueles que causam o “brilho”. Se você beber uma cerveja por hora, na segunda hora você já tem 0,8 unidades sobrando, na terceira hora, 1,2 e assim por diante.
  • No caso das cervejas de 5% ABV, a quantidade de unidades de álcool é de 1,8. Portanto, seguindo o cálculo, na primeira hora você tem 0,8 restantes, na segunda 1,6, na terceira 2,4 e assim por diante. Numericamente, 1% de diferença no teor alcoólico da cerveja lhe deixa mais embriagado duas vezes mais rápido em três horas – ou três latas. O gráfico tosco, mas eficaz, feito pelo Joe Stange, da Draft Magazine, mostra muito bem como isso funciona.

sessiongrafico

Em resumo, chamar uma cerveja de 5% ABV de session é um perigo! Aliás, vamos combinar que o termo é apenas marketing. Quer uma verdadeira session beer? Bebe uma helles bem fresca! 😛

sponsorpatreonPUBLI