Microcervejaria de Passo Fundo lança primeira cerveja sem glúten do Brasil

Cervejaria Farrapos produz a Lake Side, uma lager destinada ao público intolerante ao glúten que soma aproximadamente 2 milhões de pessoas no país

Desde março deste ano, a Cervejaria Farrapos produz a primeira cerveja sem glúten do país. Lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), a Lake Side é destinada ao crescente público celíaco do país que já soma 2 milhões de brasileiros segundo a Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil).

DCH_0886

A cerveja é produzida de forma artesanal utilizando apenas água, malte, lúpulo e levedura em sua composição. Para garantir os níveis de glúten residual abaixo de 6 ppm (partes por milhão) a cerveja passa por um tratamento enzimático, tecnologia desenvolvida pelo seu criador e sócio-proprietário, o paulistano Paulo Veit. O processo que garante a degradação do glúten presente na cevada é exclusivo e protegido por pedido internacional de patente.

A primeira cerveja sem glúten do país é uma lager, seguindo o estilo mais consumido no país. A Lake Side é clara, leve e refrescante. Segundo Paulo Veit, o tratamento enzimático que garante a cerveja sem glúten não altera as características originais da bebida, ou seja, em termos de cor, aroma e sabor ela mantém as mesmas características de uma lager tradicional. “O processo faz apenas com que o corpo da cerveja seja reduzido o que, neste estilo, é muito bem-vindo”, garante.

A novidade já está sendo comemorada pelo público celíaco. “Até então, as poucas opções que tínhamos eram importadas, com valores incompatíveis com o tamanho do bolso de muitas pessoas, ao passo que a opção brasileira já entra no mercado com valor muito mais acessível. O sabor da Lake Side é perfeito e satisfaz plenamente mesmo aos paladares mais exigentes”, afirma o vice-presidente da Acelbra-RS (Associação dos Celíacos do Brasil-Rio Grande do Sul), Alfredo Laydner Filho.

A fábrica tem capacidade para produzir 30 mil litros de cerveja por mês e passou por um processo de descontaminação que levou 4 meses, garantindo a integridade do processo e segurança as pessoas que irão consumir a bebida. Para ampliar as opções, a cervejaria lança ainda este ano uma Malzbier, cerveja escura, com baixa graduação alcoólica, aromatizada com gianduia, conferindo toques de chocolate e avelã ao aroma.

A cerveja pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e muito em breve em todo Brasil.

****ATENÇÃO! O BEBENDO BEM NÃO PRODUZ, NEM VENDE ESSA CERVEJA! PARA ADQUIRI-LA, ENTRE EM CONTATO COM A CERVEJARIA****

[Comunicação Interna]
sponsorpatreonPUBLI