10 livros essenciais sobre cerveja

Ontem, dia 23 de abril, foi o Dia Mundial do Livro. E como cerveja também é cultura, preparamos uma lista com 10 livros que todos os amantes de cerveja devem ter na sua biblioteca.

  Guia Ilustrado Zahar de Cerveja – Michael Jackson: Esse é o meu livro de cabeceira quando o assunto é cerveja. Organizado pelo maior pesquisador da cultura cervejeira em todos os tempos, Michael Jackson, esse livro trata de praticamente tudo que envolve o mundo da cerveja de uma forma simples, direta e muito didática. Altamente recomendável!
The Brewmaster’s Table: Discovering the Pleasures of Real Beer with Real Food – Garrett Oliver: Neste livro, o mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, mostra como a cerveja é um elemento importante na gastronomia. Oliver comprova a versatilidade da cerveja em relação ao vinho quando o assunto é harmonização. Alguns dizem que esse livro é a “Bíblia” do assunto.  
  How to Brew: Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time – John Palmer: Pra quem quer começar na arte de fazer cerveja, este livro é imprescindível. John Palmer explica, passo a passo, todo o processo cervejeiro, de uma forma didática e organizada. O autor vai estar no VII Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, em Piracicaba/SP, nos dias 7, 8 e 9 de junho.
The Complete Joy of Homebrewing – Charles Papazian: O presidente e fundador da Brewers Association, Charles Papazian, também lançou um livro para os iniciantes na prática de fazer cerveja. O livro descreve desde o processo mais básico até os mais elaborados, com receitas e dicas para quem quer se aventurar nessa arte.  
  Cerveja e Filosofia – Steven D. Hales: Nem todos os livros sobre cerveja são técnicos ou guias. Este livro propôe uma reflexão acerca da cerveja e sua importância na sociedade. Um livro essencial para entender a cultura cervejeira sob um ponto de vista filosófico.
O Catecismo da Cerveja – Conrad Seidl: Considerado o “papa da cerveja” (hmmm…), o jornalista austríaco Conrad Seidl tira as dúvidas mais comuns sobre cerveja, de uma forma simples e bem-humorada. Recomendado para iniciantes.  
  Tasting Beer: An Insider’s Guide to the World’s Greatest Drink – Randy Mosher: O criador dos rótulos da Colorado é mais conhecido por este guia destinado a aqueles que apenas querem apreciar devidamente a sua cerveja. Mosher disseca os aromas e sabores da cerveja, relacionando-os com os processos da produção. Além disso, Tasting Beer também traz um guia de estilos detalhado pra ajudar no conhecimento das mais variadas cervejas.
The Oxford Companion to Beer – Garret Oliver: O cervejeiro da Brooklyn aparece novamente na nossa lista por esse livro lançado no ano passado. Na verdade, Oliver foi apenas o curador, já que o livro foi escrito por vários especialistas em cervejas. Este compêndio traz mais de 1.100 tópicos de A a Z, explicando cada um deles de forma detalhada. Em resumo, uma enciclopédia cervejeira de primeira linha! O livro traz a participação de Marcelo Carneiro da Rocha, da Cervejaria Colorado, como um dos seus colaboradores.  
  Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado: Em se falando de cervejas e livros no Brasil, a publicação do mineiro Ronaldo Morado não poderia ficar de fora. Única publicação nacional sobre o tema, este livro mergulha na história e curiosidades da bebida. Além disso, contém vários guias de estilos, cervejarias, bares.. enfim, uma obra completa que não pode faltar na prateleira de qualquer cervejeiro que se preze.
500 Cervejas – Zak Avery: O autor foi eleito o Escritor de Cervejas do Ano de 2008 na Inglaterra. Este livro é um dos bons guias de cervejas disponíveis no mercado, com uma divisão estilística levemente diferente das usuais.  
  1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer – Adrian Tierney-Jones: Seguindo a linha da série “1001”, este livro traz a descrição detalhada de 1001 cervejas essenciais. Um prato cheio para quem quer conhecer as melhores cervejas do mundo mas precisava de uma lista para guiar a experiência. As cervejas brasileiras também estão presentes na lista, representadas pela Baden Baden, Bamberg, Dado Bier, Colorado, Eisenbahn e Xingu. Uma curiosidade sobre esse livro é que foi ele que inspirou os sócios do Have a Nice Beer a abrir a empresa. Para quem já tem o livro e quer fazer o controle de quais cervejas já experimentou, disponibilizamos uma planilha com todas as cervejas listadas no livro na nossa seção de downloads. Eu já provei apenas 90 delas. Ou seja, ainda tenho um longo caminho pela frente…

Essa lista não é definitiva. A regra, nesse caso, é a mesma em relação às cervejas a serem experimentadas: conheça o máximo possível! Na internet é bem fácil de achar qualquer um desses livros. Abra a sua cerveja favorita e boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... sponsorpatreonPUBLI